Toda organização em operação está sujeita a situações críticas que podem desafiar o seu funcionamento ou a sua estabilidade e sustentabilidade. Por isso, é fundamental que desenvolvam um robusto plano de gestão de crises focado no cuidado com a equipe. Assim, a companhia se torna mais eficiente ao transitar por cenários adversos, como problemas financeiros, mudanças no mercado, abalo na reputação, desastres naturais ou conflitos internos, por exemplo.
Por que a saúde mental da equipe deve integrar esse plano
Situações que comprometem a tranquilidade dos colaboradores no desempenho de suas funções podem impactar a saúde mental , de maneira profunda e multifacetada. Ainda que não estejam diretamente envolvidos ou severamente impactados, os profissionais podem, de alguma forma, se sentir vulneráveis.
Em momentos de crise, a empresa deve assegurar que os profissionais sejam capazes de trabalhar de forma coordenada, o que fortalece a resiliência corporativa. Para isso, além de uma comunicação transparente, recomendamos atenção especial à saúde mental da equipe, tendo em vista que um time saudável beneficia tanto o indivíduo quanto a companhia.
No apoio aos colaboradores, o que a empresa pode fazer?
No ambiente corporativo, a saúde mental do colaborador é uma responsabilidade compartilhada. Cada profissional deve zelar pelo próprio bem-estar, enquanto a companhia tem o papel de garantir um ambiente que promova valorização, comunicação eficiente, apoio e acolhimento.
Uma gestão de crise de saúde mental eficiente inclui ações para mitigar impactos emocionais da equipe, bem como, em determinados casos, prevenir a evolução para um transtorno de estresse pós-trauma. Aqui estão 6 práticas essenciais:
1. Comunicação clara e transparente: manter os colaboradores informados sobre os desafios e ações da empresa, o que promove a confiança e segurança, importantes em um momento de maior vulnerabilidade;
2. Reforçar o papel da liderança: letramento da liderança para reconhecer sinais de sofrimento emocional e oferecer suporte e direcionamento à equipe;
3. Criar grupos de apoio interno: grupos de apoio intermediados por profissionais de saúde, para compartilhar experiências e fortalecer laços;
4. Flexibilizar a jornada de trabalho: permitir horários e modelos de trabalho flexíveis contribuiu para aliviar a pressão e equilibrar demandas pessoais e profissionais;
5. Incentivar pausas para descanso: pausas regulares podem reduzir a exaustão e melhorar a produtividade e saúde mental;
6. Disponibilizar suporte de atendimento especializado: oferecer acesso a profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, para apoio imediato em momentos de crise.
Um ambiente corporativo saudável, inovador e resiliente depende de equipes que exploram todo o seu potencial. Ao lidar com os desafios do dia a dia com resiliência, todos contribuem para um ambiente mais próspero e sustentável. Algo que só é possível com saúde mental.
A Caliandra Saúde Mental é uma empresa especializada em soluções de cuidados com a saúde mental e treinamento de liderança. Nossos especialistas estão à disposição para apoiar o seu negócio nessa jornada, com o sigilo e a eficiência que o tema demanda.