Caliandra

Nove em cada dez pessoas desligadas das empresas foram contratadas pelo perfil técnico (quociente de inteligência) e demitidas pelo comportamento (quociente emocional), de acordo com pesquisa da empresa de recrutamento e seleção Page Personnel. É comum que as empresas tenham que lidar com situações relacionadas à saúde mental e comportamental dos colaboradores. Vale destacar que, antes de decidir pela demissão de alguém por desalinhamento das expectativas organizacionais, é prudente avaliar se o colaborador está enfrentando questões de sofrimento emocional que impactam em seu comportamento no trabalho. Isso porque muitas vezes o sofrimento mental passa despercebido, e um  colaborador pode ser desligado em decorrência desse impacto, como a queda de produtividade, dificuldade em tomar decisões, estresse, esgotamento, irritabilidade, entre outros.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue lendo esse artigo.

Quociente emocional e sua influência em  relacionamentos e decisões

O quociente emocional (QE) representa a capacidade que um indivíduo tem de identificar, compreender e gerir emoções pessoais e sociais. A habilidade para promover essa regulação de sentimentos influencia a qualidade das nossas decisões e a maneira como lidamos com pessoas e situações desafiadoras.

No ambiente corporativo, é indispensável construir  uma cultura organizacional que incentive cada membro da equipe a reconhecer o próprio estado emocional e oferecer acolhimento a quem esteja enfrentando situações de  sofrimento emocional. Essa iniciativa de letramento em saúde mental é um estímulo ao autocuidado e ao fomento do bem-estar das pessoas ao redor.

Dados de pesquisa sobre a saúde mental dos brasileiros 

No mundo corporativo, falar sobre saúde mental e quociente emocional é uma iniciativa recente e cercada de muitos tabus. Temos percebido que as organizações estão investindo em ações e reflexões que valorizam as habilidades emocionais e comportamentais dos colaboradores, em prol de um ambiente de trabalho mentalmente mais saudável.

Quebrar o estigma sobre esse tema é essencial para lidar com os números alarmantes de sofrimento mental  que afetam a vida e a carreira de tantas pessoas em nosso país. Veja alguns  desses dados:

  • Atualmente, o Brasil  tem a maior prevalência de ansiedade no mundo, atingindo mais de 18,5 milhões de cidadãos (9,3%); e 
  • De acordo com estudo encomendado pelo Fórum Econômico Mundial ao Instituto Ipsos em 2021, 53% dos respondentes declararam que seu bem-estar mental piorou no período de um ano após a Covid-19.

6 boas práticas para identificar e prevenir questões de saúde mental no ambiente corporativo

O trabalho é um ambiente em que as pessoas passam a maior parte do tempo. Dessa forma, torna-se um espaço muito propício para a identificação e prevenção de questões de saúde mental. Nesse sentido, as organizações podem, por exemplo:

  1. Estimular os líderes a acolherem, sem julgamento, os colaboradores, a fim de garantir mais segurança psicológica para compartilharem as necessidades, angústias e as expectativas pessoais e profissionais;
  2. Treinar os líderes para identificar, acolher e orientar algum colaborador que esteja em sofrimento emocional;
  3. Orientar os gestores sobre medidas imediatas quando esses colaboradores sentirem que não estão emocionalmente bem;
  4. Promover ações que orientem as pessoas sobre como reconhecer seu próprio estado emocional;
  5. Ofertar pronto atendimento a membros da equipe que não estejam emocionalmente bem; e
  6. Propagar uma cultura organizacional que destaque a importância do autocuidado e da autonomia para refletir sobre sua própria saúde mental e emocional.

A saúde mental é uma questão coletiva, que diz respeito a todos dentro da organização. Ao ofertar programas de saúde mental aos colaboradores, é fundamental que as empresas incluam recursos focados para os profissionais de todos os níveis hierárquicos.    

Cultivar e manter uma cultura organizacional emocional e mentalmente saudável é um desafio. Este é um convite para refletirmos sobre a maneira como as questões de saúde mental são gerenciadas nas empresas e ressaltarmos que estamos à disposição para apoiar a sua instituição e todos os colaboradores nessa jornada. Entre em contato.