Caliandra

Documentário retrata impacto das desigualdades sociais na saúde mental

Compartilhe este post

Obra destaca histórias reais de mulheres periféricas que, por meio de um projeto social, se tornaram líderes comunitárias

O Instituto Beja e a empresa Caliandra Saúde Mental, especializada em soluções de cuidados à saúde mental, lançarão na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, o documentário “Jardim de Retalhos”.Dirigido por Alma André Castilho e Nicoly Cruvinel, a obra abordará  a jornada de três mulheres da periferia de São Paulo na busca por bem-estar psicológico e emocional.

De acordo com os produtores, a ideia é lançar um olhar sensível e urgente sobre o impacto das desigualdades sociais na saúde mental, expondo a realidade de uma população frequentemente marginalizada. Nesse sentido, o documentário contará como o projeto social “Gente Que Precisa Da Gente”, desenvolvido na periferia da capital paulista, impulsionou essas mulheres a se tornarem líderes comunitárias, unidas pela causa da saúde mental feminina.

CEO da Caliandra, Erica Siu ressaltou o histórico por trás do projeto.

“Esta iniciativa nasceu a partir do encontro de pessoas pela via acadêmica, atuação nos serviços de acolhimento da rede socioassistencial de Sapopemba e pelos coletivos de diferentes inserções na área social”, disse.

Por meio de narrativas pessoais, “Jardim de Retalhos” promete ao público uma reflexão empírica sobre a importância do apoio comunitário e das políticas públicas eficazes na promoção da saúde mental em áreas de periferia.

Atualmente, o “Gente Que Precisa Da Gente” atende mulheres sem restrição de idade, e articula junto às lideranças femininas locais e os profissionais da rede socioassistencial. Dentre as atividades estão prevenção, promoção e cuidados da saúde mental através de oficinas, rodas terapêuticas, acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Toda a ação é supervisionada pela psiquiatra e cofundadora da Caliandra, Dra. Camila Magalhães. Além disso, o projeto foi estruturado em colaboração com a psicóloga Heloísa de Souza Dantas e lideranças do Instituto Beja, a partir da participação ativa de representantes da comunidade assistida.

A estreia da obra está prevista para às 19h, no Cinesala, que fica no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

Fonte: Veja Radar

Newsletter

Cadastre-se para receber informações científicas sobre saúde mental.

Leia mais

Newsletter

Receba informações científicas sobre saúde mental.

Relacionados

Fale com a Caliandra

Atendimento com especialistas reais, prontos para acolher você e seus colaboradores com agilidade, empatia e total segurança.